12/29/2009

Feliz 2010!

2009 foi um ano produtivo para mim. Experimentei sensações indescritíveis, como ter meu primeiro artigo publicado em um congresso e ter conseguido concluir uma pós graduação que vai me abrir boas portas no futuro.

No âmbito profissional termino esse ano e começo o próximo fazendo parte de um grande projeto. Consegui aprender coisas inestimáveis sobre a comunicação local e outras sobre um possível futuro campo de atuação, embora essa experiência tenha durado menos do que eu gostaria. Mas o saldo final foi positivo.

E o que esperar de 2010?

Com a experiência adquirida nesse ano que passou, 2010 é um ano de planos maiores. Pretendo terminar meu curso e começar uma jornada que deveria ter começado antes. Tudo o que espero é que seja um ano tão produtivo quanto foi o que passou.

Feliz 2010!

inté

12/27/2009

Projeto Reconstrução - Início

Ano passado eu comprei um "mp4". Esse ano ele me deu uma dor de cabeça: ao demorar pra atualizar o programa pelo qual ele sincroniza com o computador ele passou a não tocar as músicas com regularidade.

Visando resolver tal problema, e achando que o problema estava nos arquivos, eu deletei todas as minhas pastas com arquivos de mp3. Agora terei que baixar tudo novamente. A esse fenômeno eu chamarei de Projeto Reconstrução.

A idéia básica é que, ao baixar um cd, eu fale um pouco dele e do que ele representa pra mim. Eu também darei um status de quantas músicas eu já tenho à medida em que for baixando os cds.

Devo fazer um lembrete, entretanto. Eu não sou um crítico de música. Não estudo ou estudei música profissionalmente. As escolhas que eu vou fazer serão totalmente pessoais. Aceito recomendações =D. Quaisquer comentários ofensivos serão apagados.

Inté

Faz tempo

Esse blog anda meio jogado às traças ultimamente. Peço desculpas por isso. O fim de ano tem sido mais atribulado do que de costume e, infelizmente, a minha falta de tempo acaba se refletindo no blog.

Mas muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Faço parte de um grande projeto, conheci uma pessoa que admiro e estou conseguindo me planejar para 2010. Entender a governabilidade pessoal foi um grande avanço para possibilitar esse planejamento.

Nesse turbilhão, o blog também tem a sua parte, como será explicado no próximo post.

Inté

11/28/2009

2012

Eu tenho uma teoria sobre o que vai acontecer após 21/12/2012.

Pra mim, a culpa é do estagiário. O chefe deve ter saído e ele deve ter saído junto e não voltou mais aos deveres. Com a chegada dos espanhóis, nem ele nem o chefe tiveram mais tempo de calcular nada.

O resultado? Em 2009, tem gente que acha que o mundo vai acabar em 2012...

inté

11/09/2009

Nesse 9/11...

...derrube muros!

11/05/2009

Remember Remember

Remember remember the 5th of November!
Gunpowder, treason and plot!
And I see no reason why gunpowder treason should ever be forgot!

10/16/2009

Democracia x Desenvolvimento

Do Pé na África

Democracia ajuda a crescer?

Uma das questões intrigantes da política mundial é a relação entre democracia e crescimento econômico. Países democráticos crescem mais? O debate é quente na academia. Quem acredita na relação argumenta que níveis sólidos de crescimento e distribuição de renda dependem de regras bem definidas, liberdade para investir, morar e trabalhar e a fiscalização constante que apenas uma democracia pode dar.

Quem duvida dela lembra que a democracia é demorada e burocrática, e aponta para a China como exemplo de que uma ditadurazinha pode ser bem melhor.

A análise do último Índice de Desenvolvimento Humano da ONU, divulgada na segunda-feira, oferece exemplos para as duas teses. O país africano com maior IDH é Líbia, um dos regimes mais fechados do planeta. Outro que figurou relativamente bem é uma ditadura de meter medo, a Guiné Equatorial. Apenas uma democracia do continente tem alto desenvolvimento humano, o minúsculo Estado insular das Ilhas Maurício.

Mas uma olhada no ranking “relativo”, o dos países cujos IDHs cresceram mais em relação ao ano passado, oferece uma visão mais favorável aos adeptos da importância da democracia para o desenvolvimento. Apenas para lembrar, o IDH obedece uma escala de 0 (pobreza) a 1 (riqueza), baseado numa complexa fórmula que pesa diversos indicadores.

Entre os 20 africanos que mais se desenvolveram no último ano, não há nenhuma ditadura absoluta. Numa classificação arbitrária e sujeita a alguma polêmica, identifiquei 13 democracias completas e 7 democracias que eu chamaria de “imperfeitas”, em que há eleições e multipartidarismo, mas por algum motivo estranho o mesmo partido (e o mesmo presidente) sempre ganha as votações.

Países recém-saídos de guerras civis horrorosas e agora democráticos estão em plena reconstrução. Serra Leoa foi o terceiro país cujo IDH mais cresceu no mundo nesse ano (aumento de 2,24%). A Libéria ficou em sétimo, com aumento de 1,84%.

A República Democrática do Congo, embora uma democracia imperfeita, teve um salto no IDH de 4,85% nesse ano, o maior entre 182 pesquisados. Também aparecem bem na foto democracias como Tanzânia, Moçambique, Maláui, Zâmbia, Botsuana e Gana (Gana, aliás, foi um dos poucos países a pular duas posições no ranking da ONU, indo para a posição 152).

Também tiveram ganhos expressivos Angola (em razão do petróleo), Etiópia e Uganda. Nenhuma pode ser considerada um modelo de democracia, mas também não são ditaduras barra-pesada.

É um fato que a África viveu uma onda liberalizante na última década e meia. Mais democracias surgiram, e até alguns bons exemplos de boa governança. Regimes opressores e corruptos caíram no Congo, África do Sul, Quênia, Zâmbia e Nigéria, entre outros. Verdade que muitas vezes o que veio a seguir decepcionou. Mas ao menos respira-se ares um pouco mais leves no continente. Falta agora o salto do crescimento econômico.

10/13/2009

Um fenômeno Superestimado II

Eu não quis, de maneira alguma, destruir a boa imagem das democracias do mundo no post anterior. As ditaduras, embora sejam igualmente capazes de proporcionar desenvolvimento econômico, são instáveis socialmente. Exemplos por aí não faltam.

Mas vamos partir do ponto em que as democracias liberais é que sejam as únicas capazes de promover o desenvolvimento e atrair os investimentos necessários. Esse governo vai precisar promover a estabilidade econômica, política e social.

Uma vez que a nossa cena internacional é cada vez mais interdependente, é de se esperar que as democracias liberais sejam cada vez menos frequentes. Mesmo os grandes investidores internacionais não vão investir em um Estado sem antes saber que o seu dinheiro está são e salvo dos revolucionários de plantão.

Assim sendo, não vai mais fazer diferença se o prefeito/governador/presidente é do Partido A (O que deixa mais branco) ou do Partido B (O que deixa mais macio). Se ele quiser que o município/estado/país dele se desenvolva e atraia investimentos, vai ter de promover os três tipos de estabilidade acima mencionados. A política finalmente pode ser tocada independente do que vier, supostamente, escrito depois do P.

10/06/2009

Teoria da Conspiração II

Continuano o post anterior...

Mudando as passagens, a pessoa fica à mercê das promoções. Comprando uma passagem promocional, a pessoa fica quase que obrigada a ficar uns dias a mais, caso não haja mais passagens de promoção no dia que ela desejava voltar anteriormente.

Isso também reflete no local onde ela vai ficar. Hotéis, dependendo de onde se vai, são caros. Uma diária de R$ 100(por exemplo)é bem pesada. Um dia a mais pode ter graves consequências pro orçamento familiar.

E se o objetivo das mudanças de datas nos concursos for instabilizar as famílias?

Inté

10/03/2009

Teoria da Conspiração

Cada concurso atrai várias pessoas de várias partes do país. Por maior comodidade e rapidez, as pessoas viajam de avião. Uma mudança na data da prova e as pessoas precisam mudar as passagens e pagar os custos de remarcação de passagens.

E se os institutos de organização de concursos tiverem uma parceria com as empresas de aviação?

Inté

10/02/2009

Um fenômeno Superestimado I

Há um personagem, estranho à maioria das pessoas, chamado Dr. Manhattan.
A sua tese afirma que a existência de vida na Terra é um fenômeno superestimado,
uma vez que há planetas, como Marte, que seguem o seu caminho sem um único organismo vivo.

Agora eu peço licensa a Allan Moore para introduzir uma discussão semelhante.



Ultimamente, eu tenho achado a existência de regimes democráticos um fenômeno superestimado.
O motivo? À semelhança do Dr, eu vejo países que seguem se desenvolvendo sem democracia. Olhem a China. Essa semana, o país comemorou 60 anos da revolução que pôs os comunistas no poder. Mesmo não sendo um regime democrático, é um país que cresce a passos largos, podendo vir a substituir os EUA como a potência dominante em um futuro próximo.

O Fim da História, pode-se pensar, é relativo. A democracia, tão importante e cara para alguns povos, não é um fator necessário para o desenvolvimento econômico. Em alguns casos, ela pode até mesmo ser um entrave a ele.

Então o que é necessário?

A resposta não é minha, mas dele. O mais importante não é o regime político, mas que ele promova a estabilidade. Por isso a tese do Fim da História é tão atraente em um primeiro momento. Há, entretanto, mais de um caminho para se chegar ao mesmo lugar.

9/09/2009

9/02/2009

Ausência

Estarei fora a partir de amanhã(3) e só voltarei na próxima terça(8).

Ausento-me temporariamente para participar do Intercom, onde tive um artigo publicado. O encontro será em Curitita(PR), na Universidade Positivo.

Quando retornar, colocarei aqui as minhas impressões.

Inté a volta

Victor

8/17/2009

Teresina 157 anos

É interessante notar como todo ano é feita a comemoração do aniversário de Teresina. A data é comemorada por todos os segmentos sociais e em diversas níveis da Adm Pública. O aniversário, esse ano, serviu de mote até para apaziguar as brigas entre prefeito e governador.

O que ninguém discute, entretanto, são os problemas que a cidade enfrenta. Ainda são poucos os bairros que dispõem de saneamento básico; a ausência de um plano diretor torna a direção cada vez mais complicada; as pontes são poucas e mal cuidadas; E, por fim, a estrutura elétrica de Teresina fica cada vez mais fragilizada(como ficou bem demonstrado ontem). Isso sem falar nos diversos problemas que me escapam no momento.

O que Teresina precisa é de uma 'arte final'. Alguém que veja esses problemas e que seja capaz de, pelo menos, começar a resolvê-los. Algum candidato?

inté

Algumas Impressões

É interessante o que faz a tecnologia.

Depois que eu passei a divulgar os novos posts no Twitter, o blog anda mais comentado, porém, não mais visitado, como pode-se presumir. Em uma primeira avaliação, a novidade pode ser vista como uma coisa boa. As pessoas têm se identificado mais com os últimos escritos e isso me deixa feliz. É sempre bom ter as pessoas que sempre entram e comentam no blog.

Obrigado a todos que visitam o Mundo Externo S/A!

Inté

8/12/2009

Algumas Frases Sábias

I asked God for a bike, but I know God doesn't work that way. So I stole a bike and asked for forgiveness.

Sex is not the answer. Sex is the question. "Yes" is the answer.

War does not determine who is right - only who is left.

If sex is a pain in the ass, then you're doing it wrong...

A computer once beat me at chess, but it was no match for me at kick boxing.

Artificial intelligence is no match for natural stupidity.

My opinions may have changed, but not the fact that I am right.

Fighting for peace is like fucking for virginity.

Mais? Clique Aqui

8/07/2009

Conhece-te a ti mesmo

"Você nos vê como quer nos ver... Nos termos mais simples, nas definições mais convenientes.
Mas descobrimos que cada um de nós é um cérebro, um atleta, uma pessoa ansiosa, uma princesa e um criminoso."

8/06/2009

Igualdade

Eu tenho uma teoria sobre a igualdade...

Como todo formado em direito, eu tenho um olhar voltado para a relatividade. O princípio da igualdade não é absoluto. Por mais que as mulheres tenham lutado por anos a fio para ter direitos iguais aos homens, isso nunca vai acontecer. Nenhum homem nunca vai ter direito à licença maternidade, só para ter um exemplo. Claro que isso pode mudar, mas ainda deve demorar algum tempo.

Mas o meu argumento é que as mulheres não pode escolher os benefícios da igualdade e ignorar os seus efeitos. A idéia da mulher como 'sexo frágil' a muito já se esvaiu. Se as mulheres querem tratar mal seus amigos/colegas de trabalho/namorado/marido, ela que se prepare para receber igualmente. A igualdade é uma via de duas pistas e, como dizem no meu filme favorito, a reciprocidade é chave de qualquer relação.

Inté

7/16/2009

Teorias III

(com spoilers)

Todo grupo tem o seu líder. A Unificação Alemã teve Bismarck; Martin Luther King teve sua luta pelos direitos civis dos negros norte-americanos. Toda grande causa precisa de um líder e, quase sempre, a causa só ganha força quando esse grande líder se sacrifica.

No contexto da Unificação Alemã, por exemplo, Bismarck precisou declarar guerra à França para ver a Alemanha como um só país. MLK foi assassinado e sua causa ganhou força. Sei que é um raciocínio raso, mas ele se prova sozinho.

E é aqui que entra a minha teoria conspiratória. A eleição do Irã, que causou comoção no mundo no último mês ainda não saiu de cena. O assunto é constante nos trending topics do twitter a mais de um mês, provando que não é porque o tema não é abordado no JN que ele não existe.

Por mais horrível que possa parecer, acredito que o acidente que vitimou 168 pessoas no Irã vai funcionar como cortina de fumaça. Com a tragédia, o foco das pessoas vai mudar e todo mundo vai deixar de falar desse assunto. Espero que isso não aconteça.

inté

Harry Potter - O Enigma do Príncipe

Eu sempre tive desilusões com livros que viraram filmes. Foi assim com Hannibal, Senhor dos Anéis e com vários outros. Com o tempo, eu percebi que nem tudo na história do livro precisa constar no filme. São as nuances da história(e do diretor) que acabam determinando o que vai e, principalmente, o que não vai no filme.

Outra coisa, que também sempre chamou a minha atenção nos filmes do HP, foi a questão de como os filmes abordariam uma história que ficou a cada ano mais complexa. Somada ao que foi dito anteriormente, o fã de HP que não se ligar de ler os livros da série acaba tendo uma imagem completamente daquele fã-leitor.

o 6º filme foi bem feito e é fiel ao livro na sua quase totalidade. O que chama atenção é que a história ficou mais complexa e muita coisa que foi abordada no 6º livro não apareceu no filme. Tais conceitos precisam ser abordados para o bom encerramento da história. Eu só espero que, com a divisão do filme final em 2, a história possa ter um fim tão adequado quanto sua versão literária.

inté

6/17/2009

Relembrar é viver

No último dia do SALIPI 2009

6/10/2009

Twit

Primeiro foi o blog. Agora é o twitter.

É bem interessante essa inciativa de passar mensagens com apenas 140 caracteres. Não só agiliza como é um desafio. O importante, no fim, é passar a mensagem.

Vamos ver como isso vai funcionar.

inté

5/27/2009

Cientistas gays isolaram o gene que eles acreditam ser o responsável pelo cristianismo.

5/21/2009

Top 5 668

- 666 + 2

- 670 - 2

- 334 / 2

- 167 x 4

- 25² + 43

Inté

5/05/2009

Therehell

Em Teresina não são só as pessoas que não têm para onde ir...

As águas também não tem.

4/10/2009

Todas as Mulheres do Mundo (ou pelo menos 7): Patti Smith

Lembrem-se crianças...
"Jesus morreu pelos pecados de alguém...mas não pelos meus"


4/02/2009

Top 5 Versões de músicas que ficaram melhor do que as originais (internacional)

Com links de videos.

1)Johnny Cash - Hurt (versão original: Nine Inch Nails)
2)Aretha Franklin - Respect (versão original: Otis Reding)
3)Joe Cocker - A Little Help From My Friends (versão original: The Beatles)
4) Nirvana - Molly's Lips (versão original: The Vaselines)
5) Beastie Boys - Start! (versão Orginal: The Jam)

4/01/2009

Parece mentira...

... mas que foi bom, foi.

3/26/2009

Sabedoria Popular

"Existem duas ocasiões perfeitas pra ficar calado: quando você sabe de menos e quando você sabe demais."

"OBAMA agora é chamado de OB: ele está no melhor lugar, mas na pior hora."

Inté

3/22/2009

Home again

"It's a funny thing about comin' home. Looks the same, smells the same, feels the same. You'll realize what's changed is you."

The Curious Case of Benjamin Button

2/25/2009

Biscoito da Sorte

Dia desses, no China in Box

"A solidão só é agradável quando se está em paz consigo mesmo."

inté

2/11/2009

Sobre o futuro

"E o futuro o que trará
para as crianças em Teerã?"

2/01/2009

pergunta pós-Belém

- Será que que no Forum Econômico de Davos tem acampamento da Juventude?

1/25/2009

Mundo Bizarro

95% dos downloads de música são ilegais, diz indústria
Agora eu faço como ela e pergunto: Tipo... sério?

Britânico fica 'colado' em vaso sanitário
Isso que é prisão de ventre...

Confira lista de 'bushismos' ditos nos últimos oito anos
Vale a pena pra rir. Bye bye, Bush.

Inté

1/10/2009

A forma das coisas que vêm por aí

2008 foi um ano bom. E 2009 começa com a aura de que as coisas podem dar certo com a dose certa de esforço e determinação. Novas portas serão abertas, embora alguns planos tenham permanecido os mesmos. O importante é ser fiel ao que acreditamos e nos mantermos sempre determinados em busca do objetivo.

Nesse começo de ano, vou tentar ressucitar um velho projeto. Quero escrever sobre filmes sem limitação temporal. Revisitar velhos clássicos e, ao mesmo tempo, ver os lançamentos. Vamos ver como isso vai funcionar.

inté