10/13/2009

Um fenômeno Superestimado II

Eu não quis, de maneira alguma, destruir a boa imagem das democracias do mundo no post anterior. As ditaduras, embora sejam igualmente capazes de proporcionar desenvolvimento econômico, são instáveis socialmente. Exemplos por aí não faltam.

Mas vamos partir do ponto em que as democracias liberais é que sejam as únicas capazes de promover o desenvolvimento e atrair os investimentos necessários. Esse governo vai precisar promover a estabilidade econômica, política e social.

Uma vez que a nossa cena internacional é cada vez mais interdependente, é de se esperar que as democracias liberais sejam cada vez menos frequentes. Mesmo os grandes investidores internacionais não vão investir em um Estado sem antes saber que o seu dinheiro está são e salvo dos revolucionários de plantão.

Assim sendo, não vai mais fazer diferença se o prefeito/governador/presidente é do Partido A (O que deixa mais branco) ou do Partido B (O que deixa mais macio). Se ele quiser que o município/estado/país dele se desenvolva e atraia investimentos, vai ter de promover os três tipos de estabilidade acima mencionados. A política finalmente pode ser tocada independente do que vier, supostamente, escrito depois do P.

Nenhum comentário: