10/31/2017

Lore [FS]

Esta série é uma antologia. Ela conta histórias reais que deram origem às lendas atuais. Novidade da Amazon. No piloto, conta a história de uma cidade na Nova Inglaterra que só podiam entrerrar os mortos que estão realmente mortos.


Achei o visual bem legal e a narração fecha bem o clima de terror. A confirmação de que tudo aconteceu de verdade é a cereja do bolo. Tudo está muito bem feito. Se você curte séries com essa temática, vá fundo! São penas 6 episódios, já disponíveis na plataforma.

No Banco de Séries - Lore.
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: White Famous.

10/30/2017

Dynasty [FS]

Esta é uma série sobre famílias em conflito. O foco é a disputa entre Fallon Carrington e sua madrastra. Já no piloto, após discordar da decisão do seu pai, ela vai atrás do seu maior rival. 



Houve uma série nos 80 com o mesmo nome e com as mesmas famílias e matriz energética. A história era bem clima de novelão mexicano, com dois homens disputando o amor da mesma mulher. Fallon, entretanto, era uma personagem mimada, mas que protege seu pai e irmão de tudo que os ameaçam. Vê-la atravessar a ponte logo no primeiro episódio quebra um pouco isso. 

A série atual acaba sendo bem novelão. Filha tendo caso com motorista, filhos reagindo mal ao noivado do pai e conflito com a opção sexual do filho. Todos os ingredientes de um novelão da globo. 

Passo.


No Banco de Séries - Dynasty.
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Lore.

10/27/2017

Valor [FS]

Esta série gira em torno de uma unidade de elite do exército em missões ao redor do mundo. No piloto, por exemplo, eles devem lidar com o que acontece aos soldados após uma missão mal sucedida. Muitas mentiras, conspirações e coisas mal resolvidas. 



Mais uma série com o objetivo de exaltar o exército americano e mostrar como os soldados superam situações adversas enquanto se conectam e formam uma família dentro da unidade. Nada que já não se tenha visto milhares de vezes. Muito interessante para quem curte esse tipo de história, mas eu passo. Sem contar o triângulo amoroso mais fácil e óbvio possível. Tedioso.

Pelo menos eles tentaram uma história diferente dos outros dois pilotos militares, embora a missão também seja na Somália. E usaram o nome do ISIS. Corajoso. 


No Banco de Séries - Valor.
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Dynasty.

Suburra [FS]

A série começa com a renúncia do prefeito de Roma. Nos 20 dias que vai demorar para que o ato seja oficializado, várias pessoas correm para buscar forma de ganhar algo. Parece sinopse de série brasileira, mas essa produção é italiana. Mais uma produção nova e européia. Uma grande oportunidade, não é mesmo? 

Múltiplos interesses em rota de colisão. Impossível não ficar curioso para tentar descobrir como tudo isso vai se encaixar no fim.  Máfia, políticos e até o Vaticano! Sei que é uma obra de ficção, mas  a forma como todos se degladiam por dinheiro e poder. Uma pena que eles tenham secado a bola do personagem que, teoricamente, decide tudo em Roma. Quem sabe ele ainda apareça nos outros episódios? Talvez não sobre pedra sobre pedra ao final. A ver.



Como sempre, todos os episódios já estão disponíveis na plataforma do Netflix.

No Banco de Séries - Suburra
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Valor.

10/26/2017

Ghost Wars [FS]

Roman Mercer é um morador de uma cidade no Alasca. Esta cidade é "invadida" por forças sobrenaturais. Caberá a ele usar seus poderes para combater as ameaças e evitar que tudo seja destruído.

Mais uma série de terror que tenta pegar carona no sucesso de Supernatural. O cenário gelado, com certeza, deve ser algo novo, mas a temática não é. Mais um piloto de série que não vale a pena.


Até a legenda é mal feita. Nada se salva aqui.

No Banco de Séries - Ghost Wars
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Valor.

10/25/2017

Kevin (Probably) Saves the World [FS]

Kevin é um homem sem perspectiva de melhorar de vida, mas que recebe a missão de salvar o mundo através de um ser celestial.

Essa é a premissa de uma série de animação que adoro. God, The Devil and Bob era irônico. Em uma aposta, sobrou pra Bob provar que valia a pena salvar a Terra e seus habitantes. Parece não ser bem o caso aqui, mas vale uma olhada.


Começa como drama, e Kevin tem uma história pesada, mas vira comédia. Achei a transição bem ruim. Há uma coincidência muito grande entre ele levar o asteróide pra casa e ser irmão da pessoa responsável por explicar o que aconteceu ao governo. A entidade dizer que ele é "escolhido" também é meio clichê. Essa temática já apanhou demais, não?

Proteger a humanidade simplesmente "existindo" não é bem um objetivo.
Passo.

No Banco de Séries - Kevin (Probably) Saves the World
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Ghost Wars

10/24/2017

The Mayor [FS]

Visando publicidade, o jovem Courtney Rose se candidata a prefeito e, fora de qualquer expectativa, ganha a disputa. Cabe a ele e seus amigos cuidar e transformar a cidade que amam.

Achei bem interessante a proposta. Apesar de ser comédia, é bom ter uma série que traga jovens ao desafio da política. Mesmo que tenha buscado o cargo pelas razões erradas, talvez essa seja uma boa oportunidade para que novas idéias tomem conta de um setor tão negligenciado pelos mais novos.


Humor bobinho, meio raso, e leve. Passo, entretanto.

No Banco de Séries - The Mayor
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Kevin (Probably) Saves the World

10/23/2017

Extinct [FS]

Humanos são trazidos de volta à vida por uma raça alienígena. Eles querem estudar os novos especimes, mas estes descobrem fatores que podem trazê-los, de novo, à obliteração. 

É interessante ver como séries científicas voltando a fazer parte da Tv. O canal que traz essa produção é novo [tem apenas esta e outra série no BDS], mas a temática não. Talvez Star Trek seja o grande canal trazendo de volta esse interesse. De qualquer forma, quanto mais, melhor. 


Interessante, mas parece que a escolha dos personagens foi bem aleatória, a menos que faça parte do teste. Há muito que se absorver se você acaba de voltar da morte. Além disso, a conta sobre a invasão não bate e parece estranho que exista um assentamento. Parece um imenso Survivor com misturas de Westworld.

Não curti o excesso de animosidade entre os sobreviventes ou do protagonismo estar entre os homens. Também achei as sequências de ação bem mal feitas, assim como os flashbacks. Sem contar a pretensa superioridade do inimigo que os caça. Não vou continuar.

No Banco de Séries - Extinct
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: The Mayor

10/20/2017

9JKL [FS]

Este é um seriado autobiográfico. A vida de de Mark morando entre seu irmão e seus pais enquanto tenta, sem sucesso, impor limites à sua família.


Tenho alguma preguiça de séries familiares. A maioria tenta fazer graça de coisas que não são, por exemplo. Nesta, por exemplo, os pais invadem o quarto do filho, já adulto, para pressioná-lo. Sem graça. E ainda tem as risadas de fundo. É 2017! Por que a dificuldade em abolir esse recurso, já tão surrado e desnecessário? Por fim, personagens clichês! Mas o que eu estava esperando, não é mesmo?

Passo.

No Banco de Séries - 9JKL
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Extinct

10/18/2017

Ten Days in the Valley [FS]

Jane é uma produtora que parte em uma jornada para reaver sua filha após esta desaparecer. 


Achei curioso o lance da metalinguagem. Ela escreve para uma série policial e, eventualmente, tenta vender suas idéias. O fato do cara que entrega seus remédios comentar que a solução para uma idéia que ela teve é ruim faz rir. Uma sessão de clichês sem fim. Um pior que o outro.

Longe de mim criticar uma mãe, mas ao fazer todo um coquetel de drogas, talvez ela não seja a melhor pessoa para cuidar da filha. Em nenhum momento isso é mencionado. O marido leva toda a culpa, embora não haja prova concreta que ele levou sua filha, de novo, à revelia da ex esposa. Não estou dizendo que ele deveria, apenas que os dois são responsáveis por ela.

Enfim. Passo.

No Banco de Séries - Ten Days in the Valley
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: 9JKL

Ciclos

Eu decidi começar a escrever sobre séries aqui porque senti que esse espaço precisava de algo novo. Gosto muito de sites sobre o assunto e, muitas vezes, sinto falta de uma atualização mais diária. Há coisas novas sobre o que se escrever todos os dias. Não justifica que um blog sobre séries fique tanto tempo sem ser atualizado. 

Muitas vezes eu sou sobrecarregado com o ritmo dos lançamentos. Ontem notei que estou fazendo críticas de pilotos que estrearam a mais de 15 dias atrás. Ver as novidades e manter-se com a grade em dia é um exercício pesado quando vejo apenas 4 episódios por dia. Há dias em que vejo mais, para marcar em dias que não consegui ver nada. Desde que minha filha nasceu, tenho feito isso. Os fins de semana são para ela. 

Outra limitação é o fato de não fazer resenhas sobre tudo o que vejo. Sites maiores possuem equipes que se revezam em pesquisa e escrita. Este site é o exército de um homem só. Por mais que goste de séries, não teria como dar conta de tamanho fardo sozinho. Há mais que se fazer no dia que permanecer acorrentado ao computador por todo o dia. Faço as análises no intervalo de almoço, mas preciso trabalhar e ajudar com a minha filha. Quando concordamos em ter filhos, eu disse à minha esposa que iria ajudá-la e vou fazer isso. 

Esse não era o intuito, entretanto, desse texto. A primeira crítica que fiz foi sobre Z: The Beginning of Everything, em 09/01/2017. APB, de onde a idéia para Wisdom of the Crowd saiu, foi uma das primeiras análises que fiz. Sinto que quando a idéia volta, mesmo que por outra rede de Tv, fecha-se um ciclo. Acredito que dei uma volta pelo mundo das séries e voltei ao mesmo lugar. Sei que não é verdade, mas queria tirar isso da mente.

Vamos em frente!

Wisdom of the Crowd [FS]

Essa série é sobre um empresário que, após perder a filha, resolve financiar o departamento de polícia de São Francisco. Ele quer revolucionar o combate ao crime através da tecnologia [da pior forma possível] e, para atingir esse objetivo, vai precisar vencer a resistência dos policiais mais velhos e conquistá-los.

Vários clichês em ação: empresário rico e arrogante, mas querendo justiça por sua filha, público vs privado, real x virtual e conflito de gerações, de família e entre ex parceiros policiais. Algo parecido com outra série [Genius], mas aplicado a polícia e segurança. Uso da tecnologia é algo inescapável. Vai acontecer de qualquer forma e até já está acontecendo na maioria das cidades.


Além do caso da semana, formato mais cansativo possível, o personagem ainda quer trazer perante a justiça o assassino da filha. Uma pena. Mais uma série que podia tentar fazer algo diferente e acaba na mesmice de sempre.

No Banco de Séries - Wisdom of the Crowd
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Ten Days in the Valley

10/17/2017

Ghosted [FS]

Adam Scott e Craig Robinson são contratados pelo Serviço Investigativo Oculto para trabalhar atividades não explicadas em toda a cidade de Los Angeles. Este, cético e divertido, fará dupla com um suposto gênio, mas que acredita em qualquer coisa que lhe disserem. O que eles vão descobrir juntos vai te impressionar.

Mais uma sinopse de série que parece retirada de um anúncio de sessão da tarde. Acho que não dá pra esperar mais de uma série da Fox. Apesar de ter reunido dois ótimos atores com trabalhos e referências sólidas na comédia, esse piloto deixou muito a desejar.



Longe de ser engraçado.

No Banco de Séries - Ghosted
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Wisdom of the Crowd

10/16/2017

The Gifted [FS]

Com o sucesso de Legion, seria estranho se a Fox não lançasse outra série do universo X-Men. Acredito que, ainda, após a Marvel anunciar as séries de outros dos seus super grupos, não dava pra deixar passar essa oportunidade. É curioso, entretanto, que a série tenha tal nome, uma vez que os mutantes são exclusivos das Fox nos cinemas e, no filme da Marvel, eles sejam referenciados como presentes. A ver como essa confusão deve ser resolvida. 

Outra coisa que deve trazer alguma confusão são os personagens. Alguns deles já apareceram no cinema e, aqui, eles possuem histórias diferentes. Mais um item a ser resolvido em futuros episódios. Acho preguiçosa a justificativa "esse é um universo paralelo". Creio que a maioria de nós quer ver personagens e episódios se relacionarem aos filmes. Esse desejo, pelo visto, deve ficar no campo dos sonhos. Uma pena. 


Há vibe de perseguição a mutantes, como em Heroes. Assim como lá, o pai de uma das personagens principais é o chefe de uma unidade que prende pessoas diferentes e que, ao ver os filhos desenvolverem poderes, vira a casaca. O fato de haver uma resistência organizada, diferente daquela série é um fator de diferença, mas não sei se vou continuar.

Após anos consumindo produtos baseados nos X-Men, confesso estar um pouco decepcionado. Vi todos os filmes desde o primeiro. Tenho acompanhado os novos, embora me esquive de pensar sobre a linha temporal. Fui surpreendido com Legion, sim, mas The Gifted não me conquistou. Esperava mais. No futuro, quem sabe, mas hoje, vou passar.

No Banco de Séries - The Gifted
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Ghosted

10/13/2017

Seal Team [FS]

Esta série gira em torno de uma unidade de elite do exército em missões ao redor do mundo. No piloto, por exemplo, eles devem salvar uma médica sequestrada por um grupo terrorista.

Mais uma série com o objetivo de exaltar o exército americano e mostrar como os soldados superam situações adversas enquanto se conectam e formam uma família dentro da unidade. Nada que já não se tenha visto milhares de vezes. Muito interessante para quem curte esse tipo de história, mas eu passo.



Para aqueles que gostaram, uma boa notícia: a série já recebeu ordem de temporada completa.

No Banco de Séries - Seal Team
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: The Gifted

10/11/2017

Law and Order: True Crime [FS]

Na esteira de American Crime Story, a franquia Law and Order apresenta sua nova série abordando um caso real: o caso dos irmãos Menendez, em que os irmãos mataram os próprios pais [a personagem de Edie Falco entrega a solução na metade do piloto]. Pode-se concluir que Lyle é o principal arquiteto, pois monta e espalha a narrativa. O motivo vai ficando claro através dos flashbacks.


A história vai tomando um rumo parecido com Instinto Selvagem quando um roteiro em que o filho mata seus pais é descoberto. Não fica claro qual vai ser a função da personagem de Falco, mas podemos supor que ela deve assumir a defesa dos dois irmãos. À semelhança de O.J., eles devem ter contratado os melhores advogados, embora tenha acontecido antes.

Uma boa opção para quem curte histórias reais de crimes.

No Banco de Séries - Law and Order: True Crime
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Seal Team.

Absentia [FS]

Emily Byrne é uma agente do FBI com a missão de prender um assassino, mas acaba desaparecida. Ela é encontrada 6 anos depois, em meio a uma floresta. Ao tentar retomar sua vida, vê que sua família seguiu em frente.


O piloto é muito bonito e bem montado. A sequência inicial, por exemplo, é de tirar o chapéu. A trama também, com jogos psicológicos, prende em um clima de suspense. Uma pena que o sumiço de Emily seja resolvido em  logo no começo. Fiquei confuso sem saber se o foco seria a busca pela pessoa que a colocou no tanque, embora já seja conhecido, ou sua nova inserção na sociedade, visto as mudanças dos últimos 6 anos.

Um prato cheio para aqueles que curtem séries de suspense com forte componente pessoal e psicológico.

No Banco de Séries - Absentia
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Law and Order: True Crime

10/10/2017

Marlon

À semelhança de tantas outras séries que são nomeadas pelos comediantes que às estrelam, Marlon traz Marlon Wayans e sua vida em família. A premissa gira em torno dele criar seus dois filhos com a ex esposa, embora, às vezes, ele seja a maior criança de todos.


Acredito que a sinopse já seria a descrição suficiente para passar longe dela. Comédias com pai imaturos nunca foi o meu forte e isso não vai mudar agora. Uma coisa é ser um pai divertido e outra, um pai negligente. Marlon é tudo que pode-se abominar em uma comédia e em uma figura paterna. Algo que não vale o tempo. E pensar que já está renovado para a segunda temporada...
_________

Este é o último piloto da Summer Season. A partir de amanhã, todos as séries descritas aqui serão da Fall Season. Você pode acompanhar as duas através do site do Banco de Séries, logo ao lado.

No Banco de Séries - Marlon
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Absentia.

10/09/2017

The Good Doctor [FS]

Surfando no sucesso de Bates Motel, Freddie Highmore retorna ao mundo das séries em The Good Doctor, que fala de um jovem cirurgião com autismo e Síndrome de Savant para ajudar pacientes e colegas de trabalho.

A "polêmica" de questionar se pessoas que possuem dificuldades em se relacionar socialmente podem ter pacientes não é nova. Já foi abordado em House e Patch Adams, por exemplo. O fator pessoal influencia, sim, mas talvez não seja determinante. Acredito que a resposta à questão depende do seu objetivo final. Independente do que se faça, cada um vai ver apenas aquilo que escolher e ignorar o outro componente. Escolha o seu e seja feliz.


Dr Murphy é humano. Sua rapidez de raciocínio é fundamental para que o jovem do começo do episódio siga vivo. Suas habilidades sociais, entretanto, são questionáveis. É de se supor que ele sofrerá bastante em um local onde as relações de trabalho são bastante hierarquizadas e a política permeia todo o ambiente. Além disso, um enorme mais do mesmo de todas as outras séries médicas disponíveis.

No Banco de Séries - The Good Doctor
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Marlon.

10/06/2017

The Brave [FS]

Esta série gira em torno de uma unidade de elite do exército em missões ao redor do mundo. No piloto, por exemplo, eles devem salvar uma médica sequestrada por um grupo terrorista.

Mais uma série com o objetivo de exaltar o exército americano e mostrar como os soldados superam situações adversas enquanto se conectam e formam uma família dentro da unidade. Nada que já não se tenha visto milhares de vezes. Muito interessante para quem curte esse tipo de história, mas eu passo.



No Banco de Séries - The Brave
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: The Good Doctor.

10/05/2017

Alias Grace [FS]

Esta série trata de Grace Marks, uma jovem que foi condenada à cadeia após matar seu patrão e a governanta da casa onde trabalhava. Presa a 16 anos, ela capta o interesse amoroso de um médico determinado a descobrir a verdade sobre o que aconteceu.

Tenho bastante dificuldade com séries de época. Muitas vezes resisto à história [a forma como é contada] ou pelo excesso de formalismo [que julgo desnecessário]. Antes que seja condenado por gostar de Game of Thrones ou The Crown, argumento que são séries muito bem escritas, dirigidas e atuadas. Mas podemos discutir isso em outra oportunidade.


A série é, sem dúvida, bem feita. Atores e direção de alto nível. A história, entretanto, é bastante chata. Consiste em participar das sessões de terapia de Grace com os tediosos detalhes de cada aspecto da sua vida. Além disso, podemos ver machismo e misoginia em altas doses. Fico por aqui.

No Banco de Séries - Alias Grace
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: The Brave

10/04/2017

Me, Myself and I [FS]

Esta série aborda a vida de um homem em três momentos: 1991 [14 anos], 2017 [40 anos] e 2042 [65 anos]. O jovem não é famoso, mas o ator que faz Alex hoje em dia é o Bobby Moynihan [Ex SNL] e o senhor idoso é John Larroquette, que fez inúmeras séries de sucesso. A série é da CBS.


A série tem um vibe meio loser. O Alex contemporâneo é um ferrado, no fundo do poço, mas o Alex do futuro transmite uma idéia de que tudo vai dar certo que, no fundo, é bem legal. O piloto, que gira ao redor da idéia de um novo começo serve pra encher de esperança aqueles que precisam. Além disso, a trilha sonora é ótima.

Vai pra grade.

No Banco de Séries - Me, Myself and I
Status: Grade. 
Próxima: Alias Grace

10/03/2017

Mr Mercedes

Estréia mais uma obra de Stephen King em 2017 [deve ser o ano dele]. A série conta a história de um jovem que se torna um psicopata, matando pessoas com um Mercedes roubado. Bill Hodges, policial aposentado, retorna à ativa para tentar a sua prisão. O retorno fica pessoal quando o assassino provoca Bill ao comentar que ainda está à solta. 

O ritmo do episódio é bem lento. Passamos o dia acompanhando Bill, com alguns poucos momentos para outros personagens. Mesmo a mensagem muito pessoal do assassino, com direito a um cumprimento à tartaruga do policial, não muda muito isso. Brady, o assassino, é mostrado apenas como um jovem problemático, fugindo da própria mãe. 


Apesar de lento, o piloto é um pouco pesado. O atropelamento é bastante gráfico e bem pouco sutil, à semelhança das referências sexuais que são feitas. Brady encontra uma enorme satisfação ao provocar Bill e não poupa esforços para chocá-lo. O fato do caminho dos dois quase se cruzar logo no primeiro episódio causa um bom suspense. Para os fãs, essa parece ser uma boa adaptação para a Tv da obra de um grande mestre do terror. 

No Banco de Séries - Mr Mercedes
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Me, Myself and I.

10/02/2017

Marvel's Inhumans [FS]

Esta é uma série que, apesar de ser da Marvel, já estréia com polêmicas. Vários sites já abordaram a confusão sobre o lançamento da série, da briga entre os departamento de Tv e Filmes e até a suspeita da série ter apenas a primeira temporada. O fato dela estrear em uma sexta, que é costume no Netflix, mas muito estranhos nos outros canais, já deve colocar mais uma dúvida sobre a sua continuidade. Mas, vamos em frente.

Esse é mais um dos supergrupos da Marvel. Há inúmeros vídeos acerca da sua origem. Eu tenho dificuldade em separá-los dos X Men. Sei que são grupos e personagens diferentes entre si, mas não consegui chegar a uma diferença material entre os dois. Se você tiver e puder comentar, ótimo. Caso não, eu recomendo que você procure no Youtube. Há vários vídeos bastante didáticos sobre o assunto. 


Não se sabe como ou se vai haver qualquer tipo de integração com Agents of Shield, que tem um personagem como Inhumano. Há referências a eventos na série, ao contrário dos filmes, onde o assunto passou batido.

De resto, nada de muito interessante. Personagens sem carisma, atuações fracas, história cheia de furos [não é estranho a forma como Maximus toma o poder, mesmo sem ter nenhum?, sem contar as outras incoerências] e nada que motive permanência. Deverá existir apenas essa temporada, pelo visto. Eu, com certeza, esperava bem mais.

No Banco de Séries - Marvel's Inhumans
Status: Sem grade pra você. 
Próxima: Mr Mercedes.