2/22/2012

O Problema do carnaval

Acho que o problema com o carnaval é a culpa. Perdemos o final de uma semana e vamos até o meio da semana seguinte, com a ilusão que vamos resolver alguma coisa no resto dessa semana. Não iremos. Quarta é o dia da culpa, e quinta e sexta são dias em que nada vai se resolver mesmo.

Sou a favor de uma pequena mudança. Acho que o carnaval deveria durar uma semana. Começaria em um sábado de fevereiro e iria até o sábado da semana seguinte, fechando uma semana. No domingo, as pessoas se recuperariam e, na segunda, todos retornariam ao trabalho, contando as histórias e as vantagens.

Que vocês acham?

Inté

2/20/2012

30 Rock - S06E04


Começo essa crítica pedindo desculpas. Sei que 30 Rock já está no 8º episódio. Fiquei meio retido essas semanas. Vou tentar acompanhar.

Após 3 semanas de conflitos Liz – Jack, temos o primeiro conflito Liz – Jenna, que acontece porque o status de estrela média da atriz finalmente lhe subiu à cabeça em um nível insuportável. Ri muito com as aparições do “Charlie bit my finger” e das outras estrelas.

Outro ponto de positivo de 30 Rock nesse episódio foi a gozação aos filmes de relacionamentos [esses filmes cheios de celebridades que se encontram e têm uma relação]. O SNL, programa em que 30 Rock é baseado, já tinha feito algo parecido, uma vez que o Seth Meyers gravou um filme assim. Gostei da participação de alguns atores reais e alguns do SNL. Ficou legal.



Outra coisa legal do episódio foi o início do fim de uma era. Jack quer terminar o Page Program e isso afeta Kenneth. O fato de o terem substituído por um computador [que se chama Não Kenneth] acabou sendo bem irônico. Por mais que as coisas tenham voltado ao normal, a impressão [a ser confirmada nos próximos episódios] é que foi dado um passo sem volta.



E temos Tracy de volta! Ele, que tinha aparecido como secundário até agora voltou a ter um pouco mais de atenção. Infelizmente, sua participação acabou indo mais para o drama, uma vez que sua trama girou ao redor do fato de um erro impresso no seu convite de aniversário. A reflexão, infelizmente, acabou sendo bem mais egoísta e materialista que gostaríamos.

Inté

2/18/2012

Budapeste

"Devia ser proibido debochar de quem se aventura em língua estrangeira."

Chico Buarque

2/11/2012

O país do "faça o que quiser".

Saudações a todos.

Parto do pressuposto que você, leitor desse texto, leu a HQ do Alan Moore "V de Vingança". Se você leu, pode ir para o segundo parágrafo. Para quem não leu, leia. Será bom pra você. Mas o espírito aqui é um pouco mais libertário, como se verá a seguir.

Acredito que vivemos em uma época particular. Acredito que estamos no começo de uma onda conservadora. Para constatar isso, basta olhar ao seu redor. Estamos cercados de templos religiosos que dizem às pessoas o que comprar, o que fazer e, principalmente, como pensar. Mas essa onda não é apenas religiosa. Nossos telejornais, nossas revistas e até mesmo os nossos círculos pessoais fazem as mesmas coisas. Quem nunca viu uma opinião escondida em uma notícia ou mesmo em um comentário dito "inofensivo"? Não há mais inocentes [pelo menos entre os ditos formadores de opinião].

O ponto que eu quero marcar aqui é que não irão faltar pessoas pra te dizer o que fazer. O que eu acho que nem todo mundo percebe é que o quanto essas pessoas querem moldar o comportamento alheio. Eles querem que você faça coisas que eles não fazem ou que talvez nem defendam por conta dos seus interesses. É uma pena que as pessoas se anulem dessa forma.

Vi, dia desses, que muitas pessoas, em seus leitos de morte, se arrependem de não terem feito o que queriam. Meu ponto é exatamente esse: faça o que você quiser. Viva, leia um livro, compre um chapéu, coma todo o chocolate que quiser, não pague a fatura toda do cartão de crédito... Acho que seria mais interessante que a vida fosse vivida se cada um vivesse dentro dos seus próprios termos.

Acho engraçado um filme que vi a algum tempo. O Woody Allen aconselhava um jovem escritor a dizer, sempre que alguém lhe dissesse como viver a vida, concordar, elogiar a idéia e fazer o que lhe desse na telha. Talvez esse princípio anárquico seja necessário. Acho até que Woody tem uma boa resposta. Nada mais interessante do que ludibriar uma pessoa fazendo-a achar que ela tem alguma influência na sua vida. Realmente genial.

Devo fazer uma ressalva, entretanto. Não endosso que as pessoas começem a agir como legítimos filhos da puta ou como criminosos. Não é porque você quer um iphone novo que você vai jogar uma pedra no vidro da loja, pegar o telefone e sair correndo. Bom senso. Bom senso. Se você quiser continuar agindo como uma pessoa altruísta, ótimo. Se você quer fazer chapinha e bancar o emo, fique à vontade. Mas não venha quebrar a lei e por a culpa em mim. Não quero a culpa de ninguém além da minha.

Não quero aqui, dizer o que você deve fazer. Novamente, eu reforço: faça o que você quiser [prestando atenção na ressalva acima]. E, se você quiser continuar vivendo sob os termos das outras pessoas ou me mandar ir à merda nos comentários, fique à vontade. Aqui ninguém é obrigado a nada.

Inté

2/04/2012

30 Rock - S06E03


O 3º episódio da 6ª temporada de 30 Rock começa com a adição de um novo elemento à confusão causada por Tracy Jordan: Devon Banks, opositor declarado de Jack aparece e faz exigências para não fazer divulgação do material do show de humor de Tracy.



O relacionamento de Criss e Liz permanece conflituoso quando esta releva que precisa da aprovação de Jack [seu mentor] para continuar. O fato de Jack ter sido o patrocinador do empreendimento do namorado de Liz acaba servindo como desencadeador de um conflito entre os 3. Aqui, conhecemos o sistema de aprovação de Jack e sabemos como Liz vê a si mesma em uma cômica referencia a Star Wars.



A Confusão dos Idiotas e a participação de Kelsey Grammer acabaram ficando em segundo plano. O primeiro gerou algumas boas risadas com a declaração/ crítica de desculpas de Liz e a participação de Denise Richards.

Já Kelsey ficou aquém do seu potencial. Sua participação ficou a segundo plano demais e acabou nem sendo engraçado. Fica aqui a esperança que ele retorne em episódios futuros, mas que seu talento seja melhor aproveitado.



Gostei muito do final do episódio, mostrando Liz novamente com Criss. Fomos apresentados a uma personagem segura das suas vontades e que vai atrás do que quer. Ela é uma mulher diferente da Liz que vimos nos últimos episódios, mas vista com alguma frequência. Pena que ela não se posicione assim mais vezes.

Pena que o prognóstico do namoro não seja bom. Já tivemos vários atores famosos atuando como namorados de Liz [Matt Damon, Jon Hamm, só pra citar alguns] ou como namoradas de Jack [Julianne Moore e Jennifer Aniston] e nenhum deles durou na série. Vamos alimentar as esperanças e rir enquanto o sentimento durar.