2/11/2012

O país do "faça o que quiser".

Saudações a todos.

Parto do pressuposto que você, leitor desse texto, leu a HQ do Alan Moore "V de Vingança". Se você leu, pode ir para o segundo parágrafo. Para quem não leu, leia. Será bom pra você. Mas o espírito aqui é um pouco mais libertário, como se verá a seguir.

Acredito que vivemos em uma época particular. Acredito que estamos no começo de uma onda conservadora. Para constatar isso, basta olhar ao seu redor. Estamos cercados de templos religiosos que dizem às pessoas o que comprar, o que fazer e, principalmente, como pensar. Mas essa onda não é apenas religiosa. Nossos telejornais, nossas revistas e até mesmo os nossos círculos pessoais fazem as mesmas coisas. Quem nunca viu uma opinião escondida em uma notícia ou mesmo em um comentário dito "inofensivo"? Não há mais inocentes [pelo menos entre os ditos formadores de opinião].

O ponto que eu quero marcar aqui é que não irão faltar pessoas pra te dizer o que fazer. O que eu acho que nem todo mundo percebe é que o quanto essas pessoas querem moldar o comportamento alheio. Eles querem que você faça coisas que eles não fazem ou que talvez nem defendam por conta dos seus interesses. É uma pena que as pessoas se anulem dessa forma.

Vi, dia desses, que muitas pessoas, em seus leitos de morte, se arrependem de não terem feito o que queriam. Meu ponto é exatamente esse: faça o que você quiser. Viva, leia um livro, compre um chapéu, coma todo o chocolate que quiser, não pague a fatura toda do cartão de crédito... Acho que seria mais interessante que a vida fosse vivida se cada um vivesse dentro dos seus próprios termos.

Acho engraçado um filme que vi a algum tempo. O Woody Allen aconselhava um jovem escritor a dizer, sempre que alguém lhe dissesse como viver a vida, concordar, elogiar a idéia e fazer o que lhe desse na telha. Talvez esse princípio anárquico seja necessário. Acho até que Woody tem uma boa resposta. Nada mais interessante do que ludibriar uma pessoa fazendo-a achar que ela tem alguma influência na sua vida. Realmente genial.

Devo fazer uma ressalva, entretanto. Não endosso que as pessoas começem a agir como legítimos filhos da puta ou como criminosos. Não é porque você quer um iphone novo que você vai jogar uma pedra no vidro da loja, pegar o telefone e sair correndo. Bom senso. Bom senso. Se você quiser continuar agindo como uma pessoa altruísta, ótimo. Se você quer fazer chapinha e bancar o emo, fique à vontade. Mas não venha quebrar a lei e por a culpa em mim. Não quero a culpa de ninguém além da minha.

Não quero aqui, dizer o que você deve fazer. Novamente, eu reforço: faça o que você quiser [prestando atenção na ressalva acima]. E, se você quiser continuar vivendo sob os termos das outras pessoas ou me mandar ir à merda nos comentários, fique à vontade. Aqui ninguém é obrigado a nada.

Inté

Um comentário:

Anônimo disse...

escreva mais, amigo. Você é bom
não sabia que o segredo da minha vida já tinha sido filmado pelo Woody... Ql o filme?
Abs