4/28/2005

Um homem tem de saber improvisar


Em O ÚLTIMO TANGO EM PARIS, Brando vive Paul, um dos personagens mais complexos e angustiados de sua carreira, mas isso foi encoberto pela polêmica cena da manteiga, que marcou uma geração. Paul está no apartamento vazio que serve de ponto de encontro com a jovem que se entrega a ele numa relação de sexo sem compromisso(nada de nomes, é o acordo). No chão, ele a força a uma relação anal. Sem um gel lubrificante à mão, ele pega o pacote de manteiga do lanche que acabou de comer e besunta a moça antes de possuí-la.

4/25/2005

Nem tudo está perdido... Sei que poderia ter sido melhor. Mas olhem o lado Bom:

- Nenhum papa alemão durou mais que 5 anos.
- Em dois papados alemães, por mais curtos que fossem, ocorreram grandes cismas:
Leão IX (1049-1054) (igreja ortodoxa)
Adriano III (revolta protestante
- teve um papa Alemão que só durou 23 dias.
- Ele não vai ser reeleito, nem pode se candidatar de novo.
- Padres alemães são ótimos para se fazer piadas. Imagine Papas!!!!!
- Não foi eleito um papa argentino. (tá, piada xenofóbica... mas que é uma via de mão dupla. Vide próximo ponto)
- Papas interferem politicamente nos países de origem, historicamente. Não foi eleito um papa brasileiro...
- Deus deixou de favorecer a Alemanha. Pensem bem: faz tempo que a alemanha é mediana nos esportes (até o Schumacher não tá ganhando). O máximo atingido de competitividade deve ser este... (ok, este comentário não tem muito de objetividade, tem o Schumacher...)

mas nem tudo são flores, pois a medicina tem evoluido muito na geriatria...

Campeonato Piauiense

Jogos da 7ª Rodada

Caiçara 3 x 1 River
Flamengo 0 x 3 Piau
íParnahyba 3 x 1 Comercial
Oeiras 2 x 1 IV de Julho


Classificação Final

1º Piauí 16 pontos 5 vitorias 1 empate 1 derrota saldo +8
2º River 13 pontos 4 vitórias 1 empate 2 derrotas saldo +2
3º Comercial 12 pontos 3 vitorias 3 empates 1 derrota saldo +5
4º Caiçara 10 pontos 3 vitorias 1 empate 3 derrotas saldo +2
5º Parnahyba 9 pontos 3 vitorias 4 derrotas saldo 0
6º Oeiras 9 pontos 3 vitorias 4 derrotas saldo -6
7º Flamengo 6 pontos 2 vitorias 5 derrotas saldo -7
8º IV de Julho 5 pontos 1 vitoria 2 empates 4 derrotas saldo -4

4/24/2005

Sobre Racismo

por Daniel Cassol, da lista do Jacaré

Em São Paulo, o argentino do Quilmes foi preso por ter chamado o Grafite de negrito e macaco. Aliás, no final de semana a torcida do Quilmes desfraldou uma bandeira ofendendo o atacante sãopaulino outra vez. Dirigentes do futebol sulamericano já tiveram de pedir desculpas a clubes brasileiros por questões semelhantes.
Na Europa, mais de um clube - se não me engano - foi multado porque a torcida imitava um macaco quando jogadores como o Roberto Carlos pegavam na bola.
Pois no Rio Grande do Sul acontece, há décadas, um caso bem semelhante, e ninguém fala nada.

As torcidas do Inter e do Grêmio têm um grito semelhante:
Os colorados gritam:

Atirei o pau no Grêmio/ E mandei tomar no cu/ ô, gremista, filha da puta/ Chupa rola e dá o cu/ Ei, Grêmio, vai tomar no cu/ Olê, Inter! Olê, Inter! Olê, Inter!
É uma merda de grito, cheio de xingamento infantil e sem rima, mas é o que mais levanta a torcida. Eu sempre grito emocionado. O grito similar do Grêmio diz assim:

Atirei o pau no Inter/ E mandei tomar no cu/ Macacada filha da puta/ Chupa rola e dá o cu/ Ei, Inter, vai tomar no cu/ Olê, Grêmio! Olê, Grêmio! Olê, Grêmio!
Em outros momentos, também, a torcida gremista nos chama carinhosamente de macacada, em referência às origens populares do clube, ao fato de ter sido o primeiro a aceitar negros, etc.

A resposta da torcida do Inter é gritar, sempre que ganha do Grêmio, "Ah, eu sou macaco! Ah, eu sou macaco!", tripudiando o preconceito do adversário e celebrando a alegria de torcer pelo Clube do Povo. Tem até camiseta "Eu Sou Ma-Ca-Co".

É engraçado, que os poucos cronistas que comentam o assunto dizem que não se trata de racismo, porque a própria torcida do Inter gosta de ser chamada assim!

4/23/2005

Conto curto

Depois de todo aquele sentimento de vazio interno, concluiu que era fome e parou na primeira lanchonete.

Inté

Cause impacto, provoque

Brando esnobou o Oscar. Ao ganhar o prêmio pela segunda vez, por O Poderoso Chefão, o astro surpreendeu ao mandar uma índia receber a estatueta e repetir um discurso ensaiado contra séculos de matança dos nativos americanos, segundo ele glorificada pelos faroestes hollywoodianos. Dias depois, veio outra surpresa de Brando: a índia não era uma legítima pele vermelha, mas, sim, uma atriz de reputação duvidosa que ele contratara.

4/20/2005

4 frases:

- Na UnB não existe conclave, mas existe fumaça...
- "Criancinha que não come tudo é levado pelo Cardeal Alemão malvado..." (copyleft do compa Jacaré Rodrigo Mendes)
- "Quem poderá nos defender? O Super-Homem morreu, o Exterminador tá com Bu$h, e o Papa é Nazista..." (copyleft do compa Jacaré Rogério Tomaz jr.)
- E o Chapolin se aposenteou, completo eu...

4/17/2005

Campeonato Piauiense

Primeiro turno
Quinta rodada
Piauí 2 x 1 Caiçara
Comercial 2 x 0 Ceiras
Flamengo 0 x 1 River

Ah, o doce sabor da vitória....

4/14/2005

Um homem tem de enfrentar seu destino


Em SINDICATO DE LADRÕES, Brando vive Terry, um ex-lutador de boxe que encerrou a carreira devido a mutretas de apostas e passou a fazer serviço sujo para os homens do sindicato. A cena-chave do filme équando o irmão de Terry está levando o rapaz para entregá-lo aos chefes, que acham que ele os delatou à polícia. Terry percebe o que está acontecendo, mas não tenta fugir. Em sua lógica pessoal sabe que não hámais nada que vale a pena na vida quando o próprio irmão o conduz a uma emboscada.

4/07/2005

FELIZ DIA DO JORNALISTA!!!!!

"Um jornal é um instrumento incapaz de discernir entre uma queda de bicicleta e o colapso de uma civilização."
Shaw, Bernard
"Às vezes, a única coisa verdadeira num jornal é a data."
Veríssimo, L. Fernando
"Qualquer jornalista que não seja demasiado obtuso ou cheio de si para perceber o que está acontecendo, sabe que o que ele faz é moralmente indefensável."
Malcolm, Janet
"As pessoas não param de confundir com notícias o que lêem nos jornais."
Liebling, A. J.
"Três jornais me fazem mais medo do que cem mil baionetas."
Bonaporte, Napoleão
"Um bom jornalista é um sujeito que esvazia a cabeça para o dono do jornal encher a barriga".
Barão de Itararé
"Sim, eu uso o poder [da Rede Globo], mas eu sempre faço isso patrioticamente, tentando corrigir as coisas, buscando os melhores caminhos para o país e seus estados. Nós gostaríamos de ter poder para consertar tudo o que não funciona no Brasil. Nós dedicamos todo o nosso poder para isso. Se o poder é usado para desarticular um país, para destruir seus costumes, então, isso não é bom. (...)Se o poder é usado para desarticular um país, para destruir seus costumes, então, isso não é bom, mas se é usado para melhorar as coisas, como nós fazemos, isso é bom".
Roberto Marinho, em entrevista ao The New York Times (1987) - citada em "Mídia: teoria e política", de Venício Artur de Lima (Perseu Abramo, 2001).
E para terminar com chave de ouro a homenagem ao dia do Jornalista
"O que a sífilis poupou será devastado pela imprensa". Karl Kraus

(com a colaboração de Rogério Tomaz Jr.)

Tenha jogo de cintura sempre que necessário

Princípio 01

Brando enganou o maior estúdio americano. No começo dos anos 70, nenhum produtor queria dar um papel a Brando, visto por eles como astro decadente e prima-dona intratável. Para retornar ao estrelato, ele e o diretor Francis Ford Coppola enganaram a Paramount, então o estúdio do momento em Hollywood. Brando apareceu disfarçado para o teste de Don Corleone em O Poderoso Chefão. Os executivos ficaram encantados. Só depois de assegurar o contrato é que Coppola revelou sua identidade.

4/04/2005

Águas de Março

Março foi um mês estranho. Começou antes de começar e terminou depois de terminar. Foi nele que eu tive mais contato com a vida, talvez por que tenha sido um mês cheio, ou somente a minha ótica jornalística tem se acentuado.
Tudo começou naquele penúltimo fim de semana de fevereiro, quando eu experimentei, em dias seguidos, as experiências da morte e da vida. Ao mesmo tempo em que, em Brasília(minha provável futura casa), nascia Símom, em Teresina, morria o tio de uma amiga. No fim de semana seguinte, eu comecei a tentar um relacionamento(que eu ainda não sei que fim terá...), mas ontem eu vi um de duas pessoas muito queridas terminar. E, do mesmo jeito que eu tento começar um, várias pessoas ao meu redor conseguiram começar com sucesso. Há os que continuam tentando e sonhando(até demais, até).
Eu também vi amigos mudarem de casa e irem pra estados distantes. É sempre a hora e o momento de recomeçar...
E, só pra terminar, foi quando eu decidi dar por fechada um dos capítulos da minha vida. Dei por encerrado a minha participação no Mecom, enquanto que fiz a Manoela(UFC) prometer que não desistiria nunca, assim como eu sempre tentei fazer. As pessoas com quem eu tenho conversado tem entendido a minha opção de sair de cena enquanto estava "por cima" e me dedicar à coisa que eu acho que será o meu ganha pão futuro, se não for a base para os meus planos futuros. Enfim, alea jacta est.
Sem contar que eu voltei a escrever. O que será que vai sair agora?
A vida está aí pra ser vivida. Trair e coçar é só começar.

Inté