9/20/2015

Desenhos

Já faz algum tempo que desenvolvi uma reflexão: alguns desenhos não são para crianças. Suas formas são bonitas, seus personagens são engraçados, mas seus contextos dizem coisas que crianças não tem a capacidade de captar. Aviso, logo, entretanto. Este blog não faz e nem vai fazer discurso de ódio contra qualquer desenho que seja. Se é isso que você quer, feche imediatamente e vá procurar a sua turma.

Um dos motores dessa constatação foi a notícia de que Phineas e Ferb, desenho que passa no canal Disney, vai ter um episódio temático de Lost, com roteiro do . Agora me diz uma coisa. Você acha que uma criança vai ver o episódio e entender alguma coisa? Lost acabou há 4 anos e ainda hoje algumas pessoas não entenderam. Uma criança não tem a menor condição de ver um episódio e entender o que vai acontecer.

Phineas e Ferb não é um show estranho a homenagens. Há episódios que fazem referência a Star Wars, Todo Mundo Quase Morto e vários outros shows. Meu argumento é só um: não acho que uma criança, público alvo do show, tenha totais condições de entender plenamente a intenção daquele episódio específico.

Para melhorar meu argumento, apresento outro show que já tem mais tempo na tv: Os Simpsons. O show já vai para a sua 27ª temporada e fez parte das infâncias de muitos de nós. Mente, entretanto, quem diz que captava as suas referências. Revi alguns episódios mais antigos e captei homenagens a filmes antigos que só vim entender após muito tempo de vivência no mundo.

2001 - Uma Odisséia no Espaço
Taxi Driver
Quero ser Grande
A solução a esse dilema pode ser muito simples. Quando for assistir um desenho, chame um adulto. Vocês podem dividir umas risadas e, quem sabe, ele pode te explicar as coisas que você não entender.

Inté

Nenhum comentário: