Acabei de ver a série "Cosmos" com o Carl Sagan. Vi a mesma série com o Neil deGrasse Tyson, mas achei que deveria ver o original primeiro.
Para brindar o seu espírito científico e questionador, eu pergunto: por que ainda não fizemos contato? [Algumas hipóteses serão baseadas em ficção].
Hipótese 1 - Nós já entramos.
Para admitir essa hipótese, devemos abrir nossas mentes. Formas alienígenas não humanóides que possuem uma resistência maior que a terrestre podem ter chegado até a superfície via algum asteróide que caiu aqui.
Hipótese 2 - Somos os primeiros a tentar.
Em toda a Via Láctea, podemos ser os primeiros a tentar chegar em outros planetas. Nossa expedição a Plutão e Marte podem ser não apenas as primeiras na história do planeta, mas a primeira em toda a história da galáxia ou, talvez, do universo. Por que não?
Hipótese 3 - Somos "primitivos".
Desenvolvi esse pensamento após rever "O dia em que a Terra parou", de 1951. Se você não viu, a história é bastante parecida com a do filme mais recente: um alienígena pousa aqui e causa um sem número de confusões. A dificuldade começa quando ele pede para falar com todas as nações em vez de uma só. O filme é bastante interessante.
A possibilidade é que a convivência com alguém mais evoluído [outra raça completamente diferente da nossa] desperte nossos medos mais primitivos. No filme clássico, Klaatu recebe bala pouco depois de descer da sua nave. Apesar dos demais membros da sociedade espacial também terem receio da convivência com os terráqueos, eles também não são perfeitos. A paz deles é baseada em soldados que podem explodir o planeta em caso de conflito. Quanto tempo a Terra duraria em esquema parecido?
Veja o discurso dele.
"O Universo está cada dia menor. E a ameaça de uma agressão por qualquer grupo... de qualquer planeta não poderá ser tolerada. Deve haver segurança para todos ou nada estará seguro. Isto não significa renunciara nenhuma liberdade, exceto a de atuar, irresponsavelmente.
Os antepassados sabiam quando fizeram leis para governar E empregaram policiais para aplicá-las.
Nós, dos outros planetas, temos aceitado esse princípio. Temos uma organização para a
mútua proteção dos planetas e para a eliminação total da agressão.
A prova para tão alta autoridade é a Força Policial que a aplica.
Para policiar, criamos uma raça de robôs. Sua função é patrulhar os planetas em naves como esta, e preservar a paz. Havendo agressão eles têm poder absoluto sobre nós. Este poder não pode ser revogado. Ao primeiro sinal de violência, atuam automaticamente contra o agressor. A penalidade
por provocar seu ataque, é terrível demais para se arriscar. O resultado, é que vivemos em paz, sem exércitos, nem armas, seguros de que estaremos livres de agressões e guerras. Livres para empreender
atividades mais produtivas.
Não pretendemos chegar a uma perfeição, mas temos um sistema, e ele funciona.
Só vim aqui para dar-lhes estes fatos. Não nos interessa como dirigem seu próprio planeta, mas se pretendem estender sua violência, a Terra se verá reduzida a simples cinzas.
Sua escolha é simples: Unam-se, e vivam em paz, ou prossigam em seu curso atual e enfrentem a destruição. Esperaremos sua resposta. A decisão cabe a vocês."
Talvez o só seremos dignos de ter contato com outras raças e culturas quando pararmos de nos explodirmos, nos respeitarmos [a nós mesmos e os outros] e termos a mente um pouco mais aberta. Isso não seria lindo? E viver sem agressão?
Essas são apenas algumas possibilidades. Não me assustaria se o motivo real fosse uma 4ª alternativa ou a mistura de duas ou mais das hipóteses apresentada. O que você acha?
Inté