4/18/2013

Aula de Economia 01 - Os juros

Imagine um país que vamos chamar de A.

Agora vamos imaginar esse país esteja em um contexto de crise econômica. Para superar contextos de crise, ou mesmo para evitá-los ou diminuí-los previamente, Governos precisam manter a economia aquecida. Para isso, eles buscam investimentos de fora ou os fazem eles mesmos [em conjunto com a iniciativa privada, por exemplo]. Em conjunto, pode-se incentivar que a sua população interna consuma. Aí é onde entra a baixa dos juros.

O Banco Central começou a diminuir os juros e os impostos como forma de manter nossa economia aquecida. Crises econômicas, por mais cíclicas que sejam, tendem a ter efeitos fortes e prolongados. A crise de 1929, só pra citar um exemplo, só chegou ao Brasil alguns anos depois e foi muito severa com a economia do café. Foi nesse contexto que o Governo Vargas precisou agir para comprar, estocar e até queimar café para manter os preços. Hoje em dia, em tempos de maior intedependência, não há como um grande mercado, como a União Européia, pegar uma pneumonia sem que a América Latina pegue um resfriado.

A baixa de juros, embora seja boa para manter a economia aquecida, vêm com uma desvantagem: inflação. Não vivemos, e acho que nunca viveremos, em um tempo onde as pessoas se ajudam sem buscar ganhos pessoais. Se há mais dinheiro correndo no mercado, mais os preços dos produtos devem aumentar. Essa, acredito, é uma das grandes regras: quando mais dinheiro em circulação, maior a inflação. Dessa forma, o Governo deverá sempre injetar dinheiro na economia para cobrir os preços em uma espiral infinita que só vai desvalorizar a moeda como foi nos anos 80/ começo dos 90.

Para controlar a inflação, essa foi a motivação oficial, o Governo foi obrigado a aumentar um pouco a taxa de juros. Meus conhecimentos de economia, infelizmente, não são tão profundos. Não posso cravar a taxa ideal a que deveria subir para dar uma estabilizada. Acho, entretanto, que 0,25% é uma alta muito pequena. Vamos esperar que dê, pelo menos, pra segurar um pouco a onda da inflação.

--

Em tempo, um adendo.

Quem coisa é o elemento político. A presidente já faz um comentário antes da reunião e os juros acabam subindo pouco. Alguns setores da oposição até comentaram a notícia em tom de lamento. Uma pena esse peso do setor político na nossa política econômica. Essa é uma medida necessária e precisava ser feita, por mais impopular que seja.


Inté

Nenhum comentário: