4/04/2013

A cortina de fumaça



Quando acompanhava o CQC com mais fervor, lembro de uma entrevista com o Deputado Jair Bolsonaro. Em uma das perguntas, ele se posicionou de forma bem clara sobre como ter educado bem os seus filhos evitava que os mesmos se envolvessem com homoafetivos. Você pode buscar o link no youtube ou clicar aqui.

Eu fechou muito com o pensamento da história cíclica [onde estamos fadados a repetir alguns dos nossos erros do passado. Em termos de Congresso Nacional, então, onde quase não há renovação, acredito que essa teoria é ainda mais forte.

Mas o meu ponto é: deu-se muita repercussão às declarações de Bolsonaro na época. Preta Gil foi convocada na semana seguinte para polemizar com o Deputado e o apresentador do programa, Marcelo Tas também abraçou a causa. O que se viu, após algum tempo, foi Bolsonaro perder quase por completo a sua projeção e, há quem diga, até parte da sua base de apoio.

Concordo que religião é um tema polêmico quando misturado com assuntos de Estado [e não apenas], mas vejo Feliciano como o Bolsonaro de amanhã. Não quero, ao dizer isso, diminuir a importância da luta social que está se travando nos corredores da Câmara dos Deputados [e como eu acho isso importante]. É muito importante que aconteça esse tipo de mobilização. Morei em Brasília por um ano e pude ver como o brasileiro se mobiliza frente às questões colocadas no Congresso Nacional.

Mas outra opção se coloca à nossa frente. E se a eleição do Feliciano for apenas uma cortina de fumaça? Quantos protestos [nacionais ou não] conta a eleição do Senador Renan Calheiros foram feitos  nos corredores do CN após a eleição de Feliciano? E o pior: quem garante que nesse exato momento não está sendo montada a cortina de fumaça que fará o Deputado sair da linha de frente dos holofotes e continuar o seu mandato sem maiores aborrecimentos.

E mesmo que se troque o Deputado por outro do mesmo partido, quem ou o que garante que sua postura não será a mesma ou pior?

O que fica dessa história toda é apenas um fato: precisamos aprender a escolher melhores representantes.

Nenhum comentário: