10/29/2007

Da série...

Curiosidades dos Filmes

FANFARRÃO

Datação
1573 GLeão 194

Acepções
adjetivo e substantivo masculino que ou aquele que conta bravatas, que alardeia coragem sem ser corajoso


Etimologia
esp. fanfarrón (1514) 'indivíduo que alardeia bravura e valentia', de orig.contrv., prov. de uma base expressiva fanf-, comum ao fr. fanfare (1542) 'fanfarra'; f.hist. 1573 fõfarrões, 1672 fanfarram

Sinônimos
bazófio, blasonador, farfante, farofeiro, farrombeiro, farromeiro, gabola, pimpão; ver tb. sinonímia de brasonador e gabola

Antônimos
como adj. e/ou subst.: ver antonímia de presumido

Fonte - http://www.uol.com.br/houaiss UOL - O melhor conteúdo

10/25/2007

Ah Teresina...

Por mais que eu diga aos 4 cantos que Teresina é a cidade mais linda do mundo, é sempre difícil ver seus defeitos e aguentar calado. Nós, perfeccionistas, sempre queremos que tudo esteja perfeito. Aguentamos o seu trânsito mal orientado(com motoristas que acham que Teresina é uma cidade do interior) e a mente tacanha do seu povo, que ainda estranha alguns acontecimentos.

Entretanto, não dá pra ignorar a situação de descaso com o Rio Poty.

Qualquer pessoa que atravesse a Ponte da Primavera e olhe pro rio vai ver um grande número de aguapés poluindo as águas. Qualquer desavisado pode acabar tomando o rio como pastagem. Outros, mais espertos, vão dizer que Teresina é mesmo uma cidade verde."Verde até nos seus rios"...

A situação fica ainda mais gritante com a situação do Rio Parnaíba, morrendo com o nascimento das coroas.

Se esse blog fosse mais popular, poderíamos começar uma campanha. Ligaríamos todos os dias pra órgãos do meio ambiente, solicitando providências. A coisa precisa ser definitiva e não paliativa. Afinal, de nada vai adiantar remover os aguapés se a causa que lhes dá origem continua lá. É preciso uma medida definitiva.

Quem mais apóia essa iniciativa?

Discussão no Orkut

10/16/2007

33 Lugares para conhecer...




Impossível não ver a capa da Revista e não pensar nesse livro. Entretanto, a proposta aqui é diferente. O objetivo é mostrar belezas naturais que devem ser inclusas em roteiros de visitas antes que "eventos" provocados pelo homem causem a extinção de lugares tão particulares.

Durante a leitura, fica claro que o aquecimento global vai ser o grande vilão do Séc. XXI. É óbvio que essa afirmação nada mais é que a constatação do óbvio, mas, como diria Nelson Rodrigues:"Só poucas pessoas enxergam o óbvio".

Junto com a história de cada lugar(seguido da explicação dos problemas que afligem o local), a revista aponta se a prioridade para visitação deve ser alta, média ou baixa. Entre os 33 eleitos estão lugares como Havana(Alto), Machu Picchu(Médio), Muralha da China(Médio) e a Grande Barreira de Corais(Alto). O Pi conta com um representante: A Serra da Capivara(Baixo).

A revista cita, ainda, alguns lugares que se perderam pra sempre. Entre eles, o World Trade Center, Budas do Afeganistão e a CBGB.

Enfim, uma ótima leitura pro fim de semana.

10/08/2007

Pensamento do dia

"Seja ousado e forças poderosas o ajudarão."

Goethe