12/15/2007

Impunidade

Muito se tem falado sobre Segurança. Desde a onda do Tropa de Elite, esse tema tem chamado a atenção de todos. Não que o assunto não já estivesse na boca de todos, mas desde que foi explicitada a situação no Rio de Janeiro, essa discussão tem tomado, merecidamente, dimensões maiores que as habituais.

Eu não quero comparar Teresina com o Rio. São contextos diferentes. Entretanto, fica difícil pensar em outra realidade. Teresina, antes uma cidade tão calma, hoje é refém da violência. Todo dia sabemos de amigos nossos que são vítimas de assaltos e até de coisas mais sérias.

Na rua onde eu moro, todas as casas possuem cercas elétricas. Nenhum muro da vizinhança tem menos de 2 metros, sem contar que o guardinha com o apito tá sempre passando também. Entretanto, isso não tem impedido a ação dos criminosos.

A sensação de impunidade* é flagrante. O Código Penal, apesar de todos os dispositivos, tem pontos fracos que são determinantes no seu fracasso. Talvez fosse a hora de se ter dispositivos menos garantistas. Não que um Estado Policial seja a solução. Mas, quem sabe, se a sensação da impunidade* não fosse tão grande, talvez a situação não estivesse tão gritante.

inté

* Apesar dos links na mesma palavra, são reportagens diferentes.

Um comentário:

Carlos Howes disse...

Fato é que se alguem comete delitos violentos e não é punida de maneira justa, isso serve de incentivo para que outras pessoas tentadas a seguir por esse caminho possam praticar violência sem medo da lei. é a consequência da impunidade aos olhos da sociedade.