8/07/2007

Greve na Ufpi, Parte 4

Qualquer pessoa que vá até a comunidade da Ufpi no Orkut vai encontrar uma enquete muito interessante. Ela pergunta quem é o maior responsável por mais uma greve. Seria a intolerância do governo? dos professores? Ou tolerância da sociedade?

Eu voto em nenhum dos 3.

Por que? Elementar, meu caro Watson.

Não se pode acusar de intolerância do governo. Como qualquer pessoa que gerencia um estado falido(triste verdade) eles buscam uma maneira bem mais simples de poupar gastos. Certo que a inflação ainda cresce, mas não tem como ficar reajustanto salário assim. Se todas as categorias quiserem salários reajustados com a inflação, o país vai terminar de ir pro buraco.

Agora vamos ver o lado dos professores. Como qualquer classe assalariada que não trabalha do "poder" judiciário, vive com um salário baixíssimo que tem um alto grau de exigência. O salário mal dá pra sustentar a família. Tanto que a maioria deles dá aula em faculdades particulares. Mesmo assim, buscam fazer o máximo pelos seus alunos(há excessões, claro) ao se manter sempre em dia.

Por fim, a sociedade. A Eterna culpada e sempre vítima. Culpá-la por essa greve é algo fora do comum. É pensar que ela permite ver um centro de ensino qualificado ser deteriorado assim, sem mais nem menos. Sim... vamos culpar a sociedade. Do que a culparemos em seguida? Da violência? Do desemprego? De fazer calor em Teresina?

E há, ainda, quem se aproveite disso pra fazer campanha contra o governo. É muita falta de memória mesmo... Uma pena que é essa a opção que está ganhando...

Nenhum comentário: