1/25/2007

Todo Fim

Hoje eu me formei. 5 anos e meio na faculdade se tornaram uma sensação engraçada quando a minha orientadora falou que eu tinha sido aprovado. Foi a mesma sensação de quando eu soube que havia passado na última matéria que me dava medo. Claro que não tive a mesma reação. Seria estranho eu me jogar no chão e gritar no corredor da coordenação. Eu sou louco, mas ainda não perdi o juízo.

De certa forma eu fico pensando. Acabo de sair da faculdade pra engrossar a fila do desemprego. As opções são muitas. Posso me matar buscando a aprovação na Ordem dos Advogados (embora eu ainda prefira fazer parte da Ordem da Fênix), buscando ser um advogado mediano que defende os seus clientes de uma maneira razoável. Não estou pensando em ser antiético por enquanto, mas vamos deixar as opções abertas pro futuro.

Outra opção é fazer concurso pra uma profissão que eu não quero. Ser juiz, procurador, promotor ou defensor foram sonhos que eu alimentei uma vez e que já não fazem mais parte da minha realidade. Fazer partede um esquema de venda de sentenças e acórdãos dentro de uma estrutura totalmente viciada não faz parte do meu sonho.

Entretanto, mais uma porta se abre. Sair do Piauí é uma possibilidade forte. O destino não interessa, embora ele me aponte pra uma das duas maiores cidades do país. Ver o mundo sempre foi algo com que eu me empolguei desde as minhas primeiras viagens. Além do que, ver o mundo é a profissão que eu escolhi pra mim.

A última profissão pela qual eu me encantei foi a diplomacia. Pensar numa profissão que me permita representar o país onde eu nasci e do qual eu tenho tanto orgulho me anima. Além do que, ir atrás dos meus sonhos, como outros jáfizeram/fazem é um atestado de fidelidade a mim mesmo.

O que mais importa nisso tudo é o seguinte: a formatura é só o começo. Apesar de representar o fim de algo (um período de 5 anos e meio em que eu passei da animação para a frustração já no primeiro ano) éalgo que eu posso juntar e recomeçar em outro lugar. É isso que vai me dar base para planos ainda maiores que devem vir no futuro. Embora eu não saiba quando ele se concretizará, sei quando ele começa a ser construído.

Por isso, mãos à obra!

Inté

Nenhum comentário: