3/02/2005

Maturidade

Há quem diga que os vinhos ficam melhores com a idade. O processo de armazenamento dentro dos tonéis de carvalho lhe confere um sabor diferente, melhor do que quando ele é engarrafado. As pessoas devem passar pelo efeito, só que ao invés de serem trancafiadas em tonéis de carvalho (não seria ótimo que isso acontecesse com algumas pessoas?) elas devem passar por experiências.
Por quais tipos de experiências elas vão passar é uma coisa que não tem como se definir. Uma pessoa hipotética A pode passar por coisas que uma outra pessoa B não irá passar nunca. Assim, é formada essa malha que nós chamamos de sociedade.
Mas o que determina que a pessoa é madura ou não? Será se são quantas experiências ela já passou? A idade? Afinal, qual o referencial?
Sendo honesto e relativamente autocrítico, eu me considero uma pessoa madura. Passei por algumas poucas e boas e aprendi muitas coisas. Infelizmente, eu ainda sou recorrente em muitos dos meus erros. Recentemente, acho que cometi um erro pelo qual já tinha passado antes e não deveria repeti-lo. Infelizmente, a empolgação tomou conta e deu no que deu.
Discutia com uma amiga minha mais cedo e ela disse que conhecia poucos homens maduros, e que, infelizmente, eu não estava entre eles. Isso me fez perceber como eu ainda tenho de melhorar em muitos dos meus aspectos.
Isso deverá vir com o tempo. Felizmente, eu não devo ficar trancafiado por alguns anos num tonel de carvalho. Ou será se eu estou errado?

Nenhum comentário: